O que você vai ler neste artigo

  1. Campanha de Rematrícula
  2. Marketing Digital para captação de alunos
  3. Resultados do Marketing Digital
  4. Análise de resultados

Entender que se trata de um negócio.
Quando iniciamos nossa parceria com o Centro de Educação Integrada Christ Master ainda em 2014, o primeiro grande desafio foi trabalhar a visão de empreendimento que comercial que uma escola privada possui.
A escola fundada em 1999 possui mais de 600 alunos do ensino Infantil ao médio, localizada em um bairro tradicional de Manaus tendo como diferencial pedagógico ensinar o aluno a estudar, com forte integração na comunidade e com suas famílias.

Nesse período,ainda trabalhando na minha antiga agência, nosso foco de serviços de marketing se concentravam no off-line com ações mais voltadas à divulgação da marca por meio de campanhas tradicionais, como propagandas e panfletos em jornais e revistas, por exemplo.

No mesmo período demos os primeiros passos na presença on-line da Escola com a criação da página no Facebook e em seguida um perfil no Instagram.

Com a crise econômica e o crescimento da inadimplência, a manutenção do número de alunos passou a ser a prioridade para 2017.

A estratégia adotada foi capacitar a equipe da secretaria com técnicas voltadas para o atendimento dos pais, fechamento de vendas e persuasão com base na PNL (Programação Neuro Linguística).

Manutenção de Alunos

Lançamos a campanha de Rematrículas em setembro oferecendo condições especiais para renovação dos alunos adimplentes.
Em paralelo, iniciamos a renegociação de débitos com os pais que possuíam pendências com a escola.
Com a meta inicial de manter o número de alunos da escola, o número de rematrículas ultrapassou 70%.

As procuras naturais aliadas as ações de marketing off-line com divulgação em mídias de rádio, outdoor e ações de intervenção direta como o “Passaporte ChristMaster” nas proximidades da escola, nos deixaram muito perto da meta inicial.

Marketing Digital para captação de alunos.

Bem próximos da meta, resolvemos inovar na forma de captar alunos. Considerando que as redes sociais concentram um público de interesse que se encaixa no perfil de alunos da escola, nossa equipe desenvolveu a seguinte ação de Marketing Digital:

Criamos um  vídeo de aproximadamente dois minutos apresentando a escola, seus diferenciais e sua estrutura convidando o Visitante para acessar o site da escola e receber uma oferta irresistível.

Para divulgar o vídeo optamos por utilizar a plataforma de anúncios do Facebook – Facebook Ads – definimos o público entre 21 e 45 anos, e área de veiculação por Geolocalização concentrada em um raio de 16km de proximidade da escola com duração de 14 dias e um investimento de R$ 400,00.
Quando direcionado para o site, o visitante encontrava uma  Landing Page solicitando:

Nome, nome do aluno, e-mail, telefone, série de interesse, idade do aluno e espaço para mensagem.
Na mesma página o visitante encontrava a seguinte oferta:

Resultados:

ATRAÇÃO: O anuncio do vídeo obteve  15893 visualizações gerando um tráfego para o site de 2387 visitas.

CONVERSÃO: Utilizando a oferta de descontos na matrícula e na mensalidade como Isca para a Landing Page geramos 64 Leads e 23 oportunidades.

RELACIONAMENTO: Uma vez que a Máquina do Matrículas estava funcionando e gerando leads, era a hora de planejar o passo crucial: o que fazer com esses leads?

Mais uma vez a qualificação da equipe através das técnicas de atendimento fez a diferença

Os Leads gerados eram passados imediatamente para a equipe de atendimento que ligavam fazendo o primeiro contato, confirmando os dados e convidando o Lead para conhecer a escola.

VENDAS: O resultado surpreendeu, das 23 oportunidades geradas – que após o primeiro contato visitaram a escola – 16 novos alunos foram matriculados uma taxa de fechamento de 69,5%.

ANÁLISE: No projeto com o Cliente Christ Master, convertemos 60 Leads em um espaço de 14 dias gerando 23 oportunidades, realizando 16 matrículas com um Ticket médio de  R$470,00 faturando mais de R$7500,00 em matrículas e mais de R$ 90.000,00  em receita ao longo do Ano.
ROI: 652% sobre a Matrícula

CUSTO POR LEAD: R$15,00

Com os possíveis alunos cada vez mais imersos nesse meio, o Marketing Digital se mostra como uma das possibilidades mais eficientes para a aproximação da instituição com seu público.
Isso porque utilizar essa modalidade de marketing significa aproveitar os canais digitais de forma estratégica, ou seja, usar as redes sociais, o e-mail e os buscadores, como o Google, para expor a marca e atrair os alunos em potencial.

As soluções que a Need traz para a escola, com suas técnicas para atrair novos clientes e gerar relacionamento nos trazem grandes resultados com suporte total da equipe para: Captar e fidelizar alunos; ouvir os clientes, criar promoções e divulgação das nossas ações.

Matheus Carmo – Diretor Financeiro Christ Master

 

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